Finanças
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Gabriel Roca, Valor — São Paulo

A sinalização de que a administração de Donald Trump vai dar início à transição de poder, o que deve abrir caminho para um processo ordenado de mudança de governos, somou-se ao clima já positivo nos mercados provocado pelo noticiário envolvendo o desenvolvimento de vacinas nos últimos dias. O resultado foi um pregão de demanda elevada por ativos de risco nesta terça-feira (24), o que impulsionou o Dow Jones, que superou os 30 mil pontos pela primeira vez na história, e o S&P 500 a novos recordes de fechamento.

Na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), o Dow Jones fechou o dia em alta de 1,54%, aos 30.046,24 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 1,62%, terminando o pregão aos 3.635,41 pontos. O índice eletrônico Nasdaq teve ganhos de 1,31% e marcou 12.036,79 pontos — cerca de 20 pontos abaixo de seu recorde histórico.

Os agentes financeiros celebraram os sinais de que a prolongada incerteza eleitoral está chegando ao fim, diminuindo os riscos políticos que acompanharam os mercados nos últimos meses.

A chefe da Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês) afirmou, ontem, que sua agência forneceria a Joe Biden os recursos federais destinados a colaborar com uma transferência suave de poder. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também disse que instruiu assessores para ajudar na transição.

"Isso é muito positivo: significa que finalmente podemos obter um processo de transição ordenado", disse Luc Filip, chefe de investimentos bancários privados do SYZ Private Banking, à Dow Jones Newswires. "Isso aliviaria algumas das incertezas que pesavam sobre o mercado nas últimas duas a três semanas", afirmou.

Os agentes financeiros também seguem repercutindo o noticiário positivo relacionado ao desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, após a AstraZeneca e a Universidade de Oxford terem anunciado resultados eficazes de sua vacina na véspera.

O otimismo é refletido na alta de setores mais sensíveis ao crescimento econômico e na valorização de segmentos da economia que foram duramente atingidos pela pandemia de covid-19.

“As expectativas da vacina, juntamente com a menor incerteza política, impulsionaram a estratégia de apostar em ações cíclicas”, disse Todd Jablonski, diretor de investimentos da Principal Global Asset Allocation, ao MarketWatch.

Destaques

O setor de energia avançou 5,16% hoje, liderando os ganhos dentro do S&P 500. Outros destaques positivos foram os setores financeiro, que subiu 3,53% e de materiais, que terminou o dia em alta de 2,50%.

As ações de empresas de turismo e lazer e companhias aéreas também avançaram, em mais um sinal de que os investidores estão se antecipando a um mundo pós-pandemia.

A American Airlines fechou o dia com ganhos de 9,29%, a United Airlines Holdings registrou alta de 9,85%, a Delta Airlines anotou ganhos de 6,37%, a Southwest Airlines valorizou 3,08% e a Alaska Air Group avançou 5,33%. A companhia de cruzeiros Royal Caribbean Cruises subiu 7,72%.

Os mercados também reagiram positivamente às informações de que a ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, foi escolhida por Joe Biden para comandar o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Yellen é considerada uma economista e administradora experiente, que teve papel importante na recuperação da crise financeira de 2008. Ela seria a primeira mulher a servir como secretária do Tesouro dos EUA.

Alguns analistas também veem a escolha de Yellen como um fator que aumenta a probabilidade de novas medidas fiscais para apoiar a recuperação econômica durante a pandemia da covid-19.

"Ela mostrou claramente que está disposta a minimizar os riscos de queda para a economia", disse Eric Barthalon, chefe global de pesquisa de mercado de capitais da Allianz. "Esta é uma boa notícia do ponto de vista do mercado."

Mais recente Próxima Ibovespa atinge maior nível desde fevereiro com exterior e otimismo com vacina

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Algumas marcas que desenvolveram ações para se aproximar dos fãs da popstar e do público de ao menos 1 milhão de pessoas que ela movimenta no Rio

De Itaú a copo Stanley, marcas pegam carona em show de Madonna

Mudança teria o objetivo de “não gerar desequilíbrio com os produtos fabricados no Brasil, que pagam todos os impostos", aponta relatório

Relator inclui revogação de isenção de importações abaixo de US$ 50 em projeto do Mover

Mais de um milhão de pessoas são aguardadas para assistir apresentação da superstar

Copacabana tem ruas fechadas e revista com detector de metais para show de Madonna

Ao longo do dia, o governo estadual chegou a informar que havia 57 mortos, e depois revisou o número

Chuvas: Governo do RS corrige para 55 o número de mortos em temporais

Em coletiva, governador ressaltou que a prioridade no momento são os resgates, mas adiantou que Estado vai necessitar de medidas excepcionais

Leite diz que Rio Grande do Sul precisará de um “plano Marshall” para reconstrução

Ex-presidente seguiu para o encontro do PL Mulher na capital do Amazonas, com a participação de Michelle

Bolsonaro tem alta em hospital de Manaus após atendimento por erisipela

Megainvestidor comparou tecnologia ao advento das armas nucleares

Buffett fala sobre IA: mundo um dia pode se arrepender ter deixado 'o gênio sair da garrafa'